Hardstyle Kettlebell vs Sport Kettlebel, qual a diferença?

Uma breve história sobre Kettlebells

O kettlebell se originou na Rússia e seu nome russo é girya e tem provavelmente mais do que 300 anos. Kettlebells são compactos, praticamente indestrutíveis e podem ser utilizados em qualquer lugar. Na Rússia, ele é sinônimo de força, e o levantador de peso é chamado girevik “o homem do kettlebell” ou girevichka “a mulher do kettlebell”.

Pavel Tsatsouline, ex-instrutor das forças armadas Russa trouxe o kettlebell para o Ocidente em 1998 quando publicou um artigo intitulado “Vodka, Suco de Picles, Kettlebell e outros passatempos russos” na revista MILO. Esta revista é dedicada a publicações sobre esportes de força e é publicada pela revista IronMind ainda hoje. Segundo ele, este artigo gerou bastante interesse do público norte-americano.

Em 2001, Pavel se juntou a John Du Cane para produzir kettlebells nos Estados Unidos. Juntos eles formaram a Dragon Door, uma editora que passou a publicar os livros sobre Kettlebell. O primeiro, chamado “The Russian Kettlebell Challange”. A Dragon Door também produziu o primeiro kettlebell feito nos Estados Unidos e também promovia cursos para instrutores de Kettlebell.

Kettlebell Hardstyle

O Kettlebell Hardstyle tem como principal objetivo a ativação máxima de força a cada movimento. Seus movimentos costumam ser bruscos, com explosão ou com força estática. Apesar de poder ser utilizado como único instrumento de treinamento de força, ele tem grande utilização como treinamento acessório para outros esportes. Mesmo que seus movimentos requererem força intensa, o tipo de treino hardstyle é de curta duração e presa por minimização de contusões.

É comum encontrar programas do estilo hardstyle que são minimalistas, estes programas servem para aqueles que tem pouco tempo para dedicar aos treinos e também para atletas que tem outro esporte como seu foco principal. Um exemplo é a utilização do movimento Swing para melhorar a performance de saltos ou de deadlift.

Kettlebell Sport

O Kettlebell Sport é um esporte, com atletas, federações e competições mundiais. Seu principal objetivo é resistência, o atleta deve executar o máximo número de repetições no tempo determinado, existem provas de 10, 30 e 60 minutos. Por este motivo, os movimentos são mais fluídos e visam diminuir “trancos” e danificar as articulações.

Assim como o kettlebell hardstyle esta modalidade tem preocupação em evitar lesões e é preciso especial cuidado na execução correta dos movimentos já que são executados com carga por um período de tempo longo.

Diferenças físicas nos kettlebells

Note a diferença que há no formato do Kettlebell. Os kettlebells de esporte são padronizados, todos são do mesmo tamanho e tem cores padronizadas para identificar seu peso. Esta característica facilita seu uso em competições pois todos tem o mesmo centro de massa independente do seu peso.

Veja que não há padrão no formato e nos tamanhos disponíveis do kettlebell hardstyle. Cada marca pode fazer formatos totalmente distintos e os pesos disponíveis por marca também podem variar. A espessura e formato das alças também tem bastante variação. Os kettlebells hardstyle normalmente tem incrementos de 2 em 2 kilos enquanto os kettlebells de esporte tem incrementos de 4 em 4 kilos.

Note também que o material da alça é diferente, o kettlebell para esporte é um metal liso equanto o kettlebell de hardstyle tem uma espécie de revestimento. Este material liso é preferível para sessões longas e diminui o atrito com as mãos.

Linha de Kettlebell hardstyle
Kettlebell Hardstyle
Linha de kettlebells para sport
Kettlebell Sport

Diferenças na execução dos movimentos

Achei este vídeo que mostra lado a lado a execução do snatch, na esquerda o Kettlebell Sport e na direita o Kettlebell Hardstyle.

Veja como ao voltar da posição do topo, o praticante do Kettlebell Sport rotaciona a mão para trazer o kettlebell para baixo. Outra diferença clara é na flexão dos joelhos e quadril. O kettlebell sport parece flexionar os joelhos primeiro enquanto o hardstyle primeiro flexiona o quadril.

Qual o melhor?

Não acredito que um estilo é melhor que o outro, depende das preferências individuais. Eu escolhi o método do hardstyle pois foi ele que conheci primeiro. Depois, quando aprendi que havia outro método me interessei em entender as diferenças. Optei por continuar treinando o método hardstyle pois ele se encaixa melhor com a maneira que eu gosto de treinar: carga máxima por pouco tempo.

Escolha o método que vai te empolgar e te ajudar a criar uma rotina saudável de treinamentos!

O poder do kettlebell para você!

Referências

Enter the Kettlebell!: Strength Secret of the Soviet Superman

Kettlebell Simple and Sinister

World Kettlebell Sport Federation

Rolar para cima