Juliana Juliano

Sou Engenheira de Software que ama aprender e estudar assuntos novos.

Em 2020, comecei a me interessar pela ciência da nutrição e de exercícios.

Meu foco sempre foi longevidade e rapidamente entendi que uma das principais habilidades que devemos cultivar é a força.

Entrar na terceira idade com o corpo forte nos ajuda a prever acidentes e mantém nossa autonomia, pois seremos capazes de continuar a executar as tarefas do dia-a-dia.

É claro que nutrição não poderia ficar de fora, já que precisamos nutrir nosso corpo adequadamente para otimizarmos o aumento de força e de músculos.

A nutrição adequada também tem grande papel em diminuição de riscos de doenças ligadas ao estilo de vida.

Por que Kettlebells?

Quando eu era adolecente eu fiz 3 meses de academia, por que apenas 3? Por que eu não gostei nem um pouco. Eu sempre gostei de exercício físico mas essa idéia de ficar parada em um máquina “puxando ferro” não me atraiu.

Alguns anos depois eu descobri o esporte que me atraía mais: Kung Fu. Pratiquei por 15 anos e foi a minha principal fonte de atividade física. No entanto, em 2019 eu me mudei de São Paulo e não pude mais praticar.

Um dos meus colegas de Kung Fu havia levado seus Kettlebells em um treino e eu tive um primeiro contato, achei interessanate, fiquei curiosa. Logo que me mudei comecei a procurar uma alternativa para continuar me exercitando e então pensei no Kettlebell.

A principal questão para mim era poder fazer algo em casa, como disse anteriormente não gostei do modelo de academia e portanto nem cogitei esta opção. Mas os Kettlebells eram acessíveis e eu poderia organizar minha rotina para treinar no meu horário.

Comecei a estudar mais sobre Kettlebell, li os livros do Pavel Tsatsouline e então descobri que tinha uma ferramenta incrível na mão. Seungo o Pavel, os Kettlebells são uma academia móvel.

A verdade é que o movimento do Swing tem técninas parecidas com as utilizadas no Kung Fu e creio que isso me atraiu muito, movimentos explosivos. Também gosto de treinar o corpo todo.

Os Kettlebells não são as únicas ferramentas para treino de força mas são muita opção acessível, que cabem em casa e que funcionam muito bem em seu propósito. Por isto eles são minha ferramenta de força.

Por que Plantas?

Por que elas são um excelente combustível para sua jornada de força! As plantas são nutritivas e fornecem todos os macros e micronutrientes necessários para um excelente desenvolvimento do corpo humano.

Os humanos são onívoros e nossa grande vantagem é a flexibilidade em extrair nutrição dos mais variados tipos de alimentos. Uma dieta predominante ou exclusiva de plantas traz todos os benefícios dos nutrientes presentes no reino vegetal.

A minha escolha foi por uma dieta exclusiva de plantas. Há ainda muita dúvida no público em geral sobre uma dieta sem alimentos animais, é possível ser saudável sem consumir carne, leite ou ovo? Já temos estudos e ciência suficiente que nos deixa tranquilos.

Tanto a Associação Ditética Britância e a Academia de Nutrição e Dietética Americana já emitiram declarações que uma dieta vegana bem planejada pode ser saudável para todas as fases do desenvolvimento humano (veja referências abaixo). Ênfase em “bem planejada”, o ideal é ter acompanhamento profissional para garantir uma nutrição completa.

Mas não é só isso, o estudo feito pela Academia de Nutrição e Dietética Americana (AND) também evidenciou benefícios de dietas vegetarianas: menores níveis de colesterol, associação com menor risco de doença cardíaca, menores taxas de hipertensão e diabets tipo 2. Vegetarianos também tem a tendência de ter menores índicies de massa corpórea (IMC).

Segundo a AND, as características de dietas vegetarias que contribuem para esses efeitos são: menor consumo de colesterol e gordura saturada e maiores consumos de vegetais, grãos integrais, castanhas, produtos da soja, frutas e fitoquímicos.

Por fim, gostaria de dar boas-vindas à todos, pois mesmo se você não estiver disposto a transformar sua dieta em uma dieta vegana, o conteúdo que disponibilizo aqui te ajudará a escolher hábitos mais saudáveis!

Referências

British Dietetic Association confirms well-planned vegan diets can support healthy living in people of all ages | British Dietetic Association (BDA)

Position of the American Dietetic Association: Vegetarian Diets (andeal.org)

Rolar para cima